A maior usina solar do mundo está localizada na Índia, mais precisamente em Kamuthi (Tamil Nadu), com uma capacidade instalada de 648 MW. Desta forma, ela foi construída em apenas 8 meses e foram investidos US$ 679 milhões pelo Grupo Adoni para a sua construção. Sua instalação, portanto, conta com 2,5 milhões de módulos fotovoltaicos individuais, além da instalação de robôs de limpeza nas matrizes para realizar a higienização dos painéis solares, otimizando sua operação.
A usina fornecerá eletricidade para, aproximadamente, 150 mil residências na região e contará com a alimentação de 60 milhões de imóveis à base de energia solar até o ano de 2022. Com essa implementação, atualmente o país é considerado líder entre os países em desenvolvimento, visto que possui 10 GW de potência instalada.
A energia solar é solução para a crise de energia
Atualmente a energia solar é a única e melhor solução para evitarmos um colapso total na matriz energética Brasileira. A única forma de adicionarmos rapidamente usinas de produção de energia no país em tempo hábil para evitar uma crise pior que a de 2001 é instalando usinas de energia solar e sistemas fotovoltaicos. As usinas de energia solar são fáceis e rápidas para serem construídas. Os painéis vêm todos prontos e basta conectar uns aos outros. As estruturas de fixação são pré-fabricadas e os inversores específicos para as usinas de energia solar já vêm prontos dentro de containers, basta colocar eles no lugar correto e fazer a configuração. Ou seja, muito mais fácil que construir uma usina hidrelétrica ou um parque eólico.
“Mas o principal benefício da energia solar não é construir grandes usinas, mas sim instalar sistemas fotovoltaicos para a autoprodução de energia! Para que construir grandes usinas de energia solar em lugares remotos, construir linhas de transmissão e em alguns casos até desmatar se você pode usar o telhado de sua casa ou empresa para produzir a sua própria energia elétrica com a Luz do Sol!?”