COMO FUNCIONA O SISTEMA FOTOVOLTAICO?

A energia solar funciona por meio do efeito fotovoltaico, que utiliza painéis solares que captam a luz e geram energia elétrica. Esta eletricidade é levada ao inversor solar, responsável pela conversão do tipo de corrente, de contínua para alternada, e então a energia é distribuída para o local. O efeito fotovoltaico ocorre quando as partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos de silício presentes no painel solar. Esta colisão gera um deslocamento dos elétrons, que cria uma corrente elétrica contínua. Esta corrente também é chamada de Energia solar fotovoltaica.


Como funciona o sistema fotovoltaico conectado à rede – Passo a Passo

Veja o passo a passo do funcionamento do sistema de energia solar:

  1. O Painel Solar gera a energia solar fotovoltaica

  2. O Inversor Solar converte a energia solar para a sua casa ou empresa

  3. A Energia Solar é distribuída para sua casa ou empresa

  4. A Energia Solar é usada por utensílios e equipamentos elétricos

  5. O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos

O PAINEL SOLAR GERA A ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar:

O INVERSOR SOLAR CONVERTE A ENERGIA SOLAR PARA A SUA CASA OU EMPRESA

Um inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos de corrente contínua (CC) para corrente elétrica alternada (CA). Ou seja, o inversor transforma a corrente em energia elétrica que pode ser usada em sua casa ou empresa para a TV, computador, máquinas e qualquer equipamento elétrico que você precise usar.

A ENERGIA SOLAR É DISTRIBUÍDA PARA SUA CASA OU EMPRESA

A energia elétrica que sai do inversor solar vai para o seu “quadro de luz” e é distribuída para sua casa ou empresa.

Como esta energia é gerada por você, não haverá custo na utilização desta. Portanto, é possível reduzir a energia que você compra da distribuidora.

Porém, é importante ressaltar que cada distribuidora de energia tem as suas regras e as exigências para conectar o seu sistema de energia solar fotovoltaica na rede elétrica. Por isso é importante você solicitar orçamentos de empresas experientes que possam ir até o seu local para fazer uma avaliação e lhe passar um orçamento fechado para o seu sistema fotovoltaico.

A ENERGIA SOLAR É USADA POR UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS

A energia solar pode ser usada para TVs, Aparelhos de Som, Computadores, Lampadas, Motores Elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada.

O EXCESSO DE ENERGIA VAI PARA A REDE DA DISTRIBUIDORA GERANDO CRÉDITOS!

Após a instalação do seu sistema de energia solar, o seu relógio de luz antigo vai ser substituído por um relógio de luz novo que é “bidirecional” (mede a entrada e a saída de energia).

Fonte: https://www.portalsolar.com.br/como-funciona-energia-solar.html/amp?gclid=CjwKCAjw8J32BRBCEiwApQEKgYriZt02q8o13cWb6wmG61yAyqrhVzotMWJEECIk910quAJADmimcxoCrcQQAvD_BwE

1 visualização

R. Anita Garibaldi, 727 - Anita Garibaldi, Joinville - 89203-300

Santa Catarina, Brasil

© 2020 por Disole Energia. Todos os direitos reservados

  • Whatsapp
  • Facebook ícone social
  • Instagram