Se você reside em zonas rurais e pensa em economizar, saiba que os gastos com energia solar para zona rural são baixíssimos. Portanto, é possível optar por um kit de energia solar rural para reduzir os custos da geração de energia elétrica em seu imóvel e aumentar seus lucros através do agronegócio.
Por que utilizar Energia Solar na Agricultura e na Pecuária?
Em primeiro lugar, a energia solar oferece auxílio aos residentes de zonas rurais a partir da geração de energia pela captação da luz do sol. Desta forma, eles não permanecem dependentes da rede da distribuidora, já que os custos são altos e consomem uma boa parte do investimento de produção.
Além disso, a energia solar também pode servir como solução à necessidade de irrigação a partir do bombeamento de água, que gera preocupação em moradores de zonas rurais.
Utilização da Energia solar fotovoltaica por produtores rurais
Embora a energia solar seja conhecida, principalmente, por gerar eletricidade para aparelhos eletrônicos, lâmpadas e aquecimento de água, ela também pode ser utilizada por produtores rurais de diferentes formas, algumas como:
Irrigação de plantações;
Monitoramento e auxílio no processo produtivo;
Fonte de energia para cercas elétricas;
Bombeamento de água;
Refrigeração.
Além de outras maneiras de utilização da energia solar para zona rural, podemos contar com a economia de energia para aumentar a receita de lucro e investir no agronegócio local.
As Vantagens da energia solar no campo
Entre os diversos benefícios da energia solar, separamos alguns especificamente vantajosos para a produção em regiões rurais. Dessa maneira, a energia solar para zona rural conta com alguns diferenciais que podem influenciar em sua decisão de compra, veja abaixo:
O Preço da tecnologia está em constante queda
Para tornar mais acessível aos consumidores, os produtores rurais também podem contar com uma redução de preço dos sistemas fotovoltaicos em até 75%, registrada na última década. Ou seja, o custo dessa tecnologia está em constante queda para atender às necessidades do pequeno e médio agricultor.
Redução de gastos por conta das altas tarifas de energia
No campo, os gastos com energia elétrica são ainda mais altos e suas tarifas de energia estão aumentando de modo constante, tornando-se superior à inflação. Portanto, para reduzir os custos e investir em uma fonte de energia renovável, a energia solar para zona rural é uma excelente solução.
Fonte de energia limpa e inesgotável
Tão importante quanto a economia de gastos com contas de energia, a energia solar é totalmente limpa e inesgotável. Por isso, você contará com uma fonte de energia econômica e sustentável, ajudando a preservar o meio ambiente.
Linhas de financiamento para zonas rurais
Pensou em adotar esse tipo de tecnologia para o seu imóvel, mas não possui o orçamento necessário? Não se preocupe, existem diversas linhas de crédito disponíveis especificamente para a área rural. Assim, é possível iniciar o projeto de seu sistema fotovoltaico de forma simples e rápida.
Como instalar energia fotovoltaica em propriedades rurais
A instalação de um sistema de energia solar para zona rural ocorre de forma semelhante ao procedimento de sistemas na zona urbana, apenas com mudanças de fatores climáticos e área de instalação, principalmente. Veja o passo a passo da instalação:
Os painéis solares (módulos fotovoltaicos) são instalados no telhado de seu imóvel para captação e conversão da luz solar em energia elétrica;
A energia gerada é transmitida para um inversor fotovoltaicos a fim de convertê-la em energia pronta para o consumo em sua residência, comércio ou indústria;
Por fim, você deverá homologar a instalação das placas solares junto à distribuidora local.
Financiamento de Energia Solar para Produtores Rurais
Para tornar a energia solar mais acessível à zona rural, existem opções de financiamento para a compra e instalação de sistemas fotovoltaicos, com taxas e carências que possibilitam a solução de energia solar para o seu imóvel. No entanto, o produtor rural que possui interesse em instalar um sistema fotovoltaico em sua residência, ou comércio, deve obter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) através do sindicato rural ou a empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
A partir disso, a declaração será emitida de acordo com a renda anual e as atividades exploradas pelo imóvel, auxiliando o agricultor a escolher linhas especiais de crédito disponíveis. Além disso, é válido destacar que o produtor rural deve estar com o CPF regularizado e sem dívidas.