Energia Solar Fotovoltaica Rural: Veja as Vantagens

Se você reside em zonas rurais e pensa em economizar, saiba que os gastos com energia solar para zona rural são baixíssimos. Portanto, é possível optar por um kit de energia solar rural para reduzir os custos da geração de energia elétrica em seu imóvel e aumentar seus lucros através do agronegócio.


Por que utilizar Energia Solar na Agricultura e na Pecuária?

Em primeiro lugar, a energia solar oferece auxílio aos residentes de zonas rurais a partir da geração de energia pela captação da luz do sol. Desta forma, eles não permanecem dependentes da rede da distribuidora, já que os custos são altos e consomem uma boa parte do investimento de produção.

Além disso, a energia solar também pode servir como solução à necessidade de irrigação a partir do bombeamento de água, que gera preocupação em moradores de zonas rurais.


Utilização da Energia solar fotovoltaica por produtores rurais

Embora a energia solar seja conhecida, principalmente, por gerar eletricidade para aparelhos eletrônicos, lâmpadas e aquecimento de água, ela também pode ser utilizada por produtores rurais de diferentes formas, algumas como:

  • Irrigação de plantações;

  • Monitoramento e auxílio no processo produtivo;

  • Fonte de energia para cercas elétricas;

  • Bombeamento de água;

  • Refrigeração.

Além de outras maneiras de utilização da energia solar para zona rural, podemos contar com a economia de energia para aumentar a receita de lucro e investir no agronegócio local.


As Vantagens da energia solar no campo

Entre os diversos benefícios da energia solar, separamos alguns especificamente vantajosos para a produção em regiões rurais. Dessa maneira, a energia solar para zona rural conta com alguns diferenciais que podem influenciar em sua decisão de compra, veja abaixo:


O Preço da tecnologia está em constante queda

Para tornar mais acessível aos consumidores, os produtores rurais também podem contar com uma redução de preço dos sistemas fotovoltaicos em até 75%, registrada na última década. Ou seja, o custo dessa tecnologia está em constante queda para atender às necessidades do pequeno e médio agricultor.


Redução de gastos por conta das altas tarifas de energia

No campo, os gastos com energia elétrica são ainda mais altos e suas tarifas de energia estão aumentando de modo constante, tornando-se superior à inflação. Portanto, para reduzir os custos e investir em uma fonte de energia renovável, a energia solar para zona rural é uma excelente solução.


Fonte de energia limpa e inesgotável

Tão importante quanto a economia de gastos com contas de energia, a energia solar é totalmente limpa e inesgotável. Por isso, você contará com uma fonte de energia econômica e sustentável, ajudando a preservar o meio ambiente.


Linhas de financiamento para zonas rurais

Pensou em adotar esse tipo de tecnologia para o seu imóvel, mas não possui o orçamento necessário? Não se preocupe, existem diversas linhas de crédito disponíveis especificamente para a área rural. Assim, é possível iniciar o projeto de seu sistema fotovoltaico de forma simples e rápida.



Como instalar energia fotovoltaica em propriedades rurais

A instalação de um sistema de energia solar para zona rural ocorre de forma semelhante ao procedimento de sistemas na zona urbana, apenas com mudanças de fatores climáticos e área de instalação, principalmente. Veja o passo a passo da instalação:

  1. Os painéis solares (módulos fotovoltaicos) são instalados no telhado de seu imóvel para captação e conversão da luz solar em energia elétrica;

  2. A energia gerada é transmitida para um inversor fotovoltaicos a fim de convertê-la em energia pronta para o consumo em sua residência, comércio ou indústria;

  3. Por fim, você deverá homologar a instalação das placas solares junto à distribuidora local.

Financiamento de Energia Solar para Produtores Rurais

Para tornar a energia solar mais acessível à zona rural, existem opções de financiamento para a compra e instalação de sistemas fotovoltaicos, com taxas e carências que possibilitam a solução de energia solar para o seu imóvel. No entanto, o produtor rural que possui interesse em instalar um sistema fotovoltaico em sua residência, ou comércio, deve obter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) através do sindicato rural ou a empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).


A partir disso, a declaração será emitida de acordo com a renda anual e as atividades exploradas pelo imóvel, auxiliando o agricultor a escolher linhas especiais de crédito disponíveis. Além disso, é válido destacar que o produtor rural deve estar com o CPF regularizado e sem dívidas.

22 visualizações

R. Anita Garibaldi, 727 - Anita Garibaldi, Joinville - 89203-300

Santa Catarina, Brasil

© 2020 por Disole Energia. Todos os direitos reservados

  • Whatsapp
  • Facebook ícone social
  • Instagram