A energia solar em apartamento e condomínios pode ser instalada na sacada do apartamento, nas paredes do prédio ou no telhado, quando o proprietário mora na cobertura ou em um condomínio de casas.
Caso o sistema de energia solar seja instalado por todo o prédio, a energia poderá ser usada pelas áreas comuns e por outros apartamentos, trazendo economia para todos os moradores.
Energia Solar em Apartamento
A energia solar para apartamentos por meio de sistemas fotovoltaicos é atualmente a melhor opção para quem busca economia na conta de luz e ainda quer colaborar com o meio ambiente com o uso de uma energia renovável.

Veja as recomendações para instalação de energia solar em apartamentos:
Opções para instalação de energia solar em apartamentos
Uma opção é a instalação de Sistema Solar Fotovoltaico na sacada do apartamento. O ponto negativo é o sombreamento. O ideal é uma área livre de sombras, apesar de que o sistema também produz instalado em sombras, mas em menor quantidade.
Outra opção é fixar os painéis solares na parede do prédio, o que é bastante comum na Europa. Porém, é necessário avaliar se esse tipo de configuração é capaz de gerar a energia necessária para você.
Se você mora em cobertura ou térreo também é possível instalar um sistema, seja no quintal, para solo ou para laje.
Em casos em que será instalado um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica em seu prédio, a energia poderá ser usada pelas áreas comuns e pelos outros apartamentos.
Com a Resolução 687, de Novembro de 2015, ficou possível realizar esse tipo de rateio. Nesse tipo de geração, a unidade consumidora do edifício/condomínio é uma, e a energia gerada (excedente) pode ser injetada em qualquer quadro geral e ser rateada entre os condôminos, com os créditos energéticos sendo divididos em frações para cada um, um grupo ou todos moradores.
Além disso, com a popularização da energia solar para apartamentos, foram criadas opções de financiamento de energia solar para condomínios.
O financiamento é feito de maneira personalizada, de acordo com o projeto e renda mensal do cliente. Desta forma, há uma análise de crédito convencional, além de apurações, a fim de avaliar a documentação do bem.
Fonte: https://www.portalsolar.com.br/energia-solar-para-apartamentos-e-condominios