USINAS SOLARES NO BRASIL

São poucas as usinas de energia solar no Brasil já em funcionamento comercial, porém o crescimento esperado para os próximos anos é muito grande. A escassez de chuvas e o aumento do uso das usinas termoelétricas caras e poluentes está servindo como driver para o desenvolvimento do setor de energia solar no país.


Nos últimos 3 anos tivemos 3 leilões de energia onde foi contratada a construção de dezenas de usinas solares. O leilão de energia solar em Pernambuco foi o primeiro e contratou a construção de mais de 120MW (devem ser entregues nos próximos 2 anos).


Em 2014 e 2015 tivemos dois leilões que contrataram mais de 2000MW.



Quantas usinas solares têm no Brasil?


O crescimento de usinas solares no Brasil vem se tornando cada vez mais comum.


Atualmente, já contamos com 3.413 usinas solares em operação, de acordo com a Aneel. Desta forma, podemos dizer que a escassez de chuvas e o aumento do uso das usinas termoelétricas caras e poluentes estão servindo como drive para o desenvolvimento do setor de energia solar no país.

Entre as usinas de energia solar que já estão em operação, as principais são:

  1. 608 Megawatts: Usina Solar São Gonçalo – São Gonçalo – PI

  2. 321 Megawatts: Usina Solar Pirapora – Pirapora – MG

  3. 210 Megawatts: Usina Solar Nova Olinda – Ribeira do Piauí – PI

  4. 196 Megawatts: Usina Solar Ituverava – Tabocas do Brejo Velho – BA

  5. 158 Megawatts: Usina Solar Bom Jesus da Lapa – Bom Jesus da Lapa – BA

  6. 150 Megawatts: Usina Solar Guaimbê – Guaimbê – SP

  7. 132 Megawatts: Usina Solar Apodi – Quixeré – CE

  8. 80 Megawatts: Parque Solar Lapa – Bom Jesus da Lapa – BA

  9. 1.4 Megawatts: Usina Solar do Estádio do Mineirão – Belo Horizonte – MG

  10. 1 Megawatt: Usina Solar de Tauá – Tauá – CE


A PRIMEIRA USINA DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL

A usina solar de Tauá, construída em 2011, está localizada no município de Tauá, sertão do Ceará, e tem capacidade inicial para geração de 1000 kWp (1MWp). Ela produz energia suficiente para 650 casas populares e foi a primeira usina solar no Brasil a gerar eletricidade em escala comercial. A maior usina de energia solar no Brasil

Atualmente, a maior usina de energia solar do Brasil e da América do Sul está localizada na cidade de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí. Ela possui uma capacidade de geração de 608 MW, tendo o auxílio de placas solares bifaciais que atuam na captação de luz solar dos dois lados, diferentemente das normalmente utilizadas em sistemas fotovoltaicos em residências.

Dessa forma, a Usina de São Gonçalo evita, principalmente, a emissão de 860 mil toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano, além de produzir um grande volume de energia renovável para o Brasil.

USINA SOLAR "MEGAWATT SOLAR" DA ELETROSUL

A usina solar da Eletrosul foi construída sobre o prédio administrativo da empresa e sobre as vagas de estacionamento, proporcionando sombra para os carros. Possui uma potência instalada de 1MW (igual ao da usina solar de TAUA) porém destaca-se pelo fato de ser a primeira deste tamanho no Brasil a ser construída integrada a um edifício.

USINA SOLAR DO ESTÁDIO MINEIRÃO - BH

É atualmente a maior usina solar construída em um estádio de futebol no Brasil. São mais de 6.000 painéis solares totalizando uma potência de 1420kWp (1.42WMp). Fonte: https://www.portalsolar.com.br/usina-solar.html

0 visualização

R. Anita Garibaldi, 727 - Anita Garibaldi, Joinville - 89203-300

Santa Catarina, Brasil

© 2020 por Disole Energia. Todos os direitos reservados

  • Whatsapp
  • Facebook ícone social
  • Instagram