VOCÊ SABE O QUE É UMA USINA SOLAR?

A usina solar (ou parque solar), é um sistema fotovoltaico de grande porte projetado para a produção e venda de energia elétrica. As usinas de energia solar se diferenciam dos sistemas fotovoltaicos residenciais e industriais pois fornecem energia em alta tensão para distribuição e não para autoconsumo.


A produção de energia da usina de energia solar vem dos painéis fotovoltaicos que convertem a energia do sol em energia elétrica para ser vendida para a rede.


A maioria das usinas de energia solar no mundo são construídas sobre o solo. Elas são na sua maioria fixas, mas também podem ser construídas com os chamados “trackers”, seguidores solares que acompanham o movimento do sol. Embora as usinas montadas em sistema de rastreamento aumentam a produção de energia elétrica, também aumentam o custo de operação e manutenção da usina solar.

Como funciona uma usina solar


A usina solar funciona assim: os painéis solares produzem energia elétrica que passa por um inversor solar para converter esta energia em corrente alternada. A  eletricidade produzida pela usina de energia solar é transmitida pelas redes de transmissão de energia e distribuída para o uso em sua casa.


Os painéis solares produzem energia elétrica em corrente continua, portanto, eles precisam de um inversor solar para converter esta energia em corrente alternada (A corrente alternada é a energia que você consome na sua casa ou empresa).

Os inversores entregam a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos em até 380Volts. Para a transmissão de energia nas linhas de alta tensão é preciso de uma tensão bem mais alta que isso, portanto utilizam-se transformadores para elevar a tensão para 13.800Volts, 69.000Volts, 138.000Volts e até acima de 230.000Volts. A eletricidade produzida pela usina de energia solar é então transmitida pelas redes de transmissão de energia e distribuída pelas distribuidoras de energia para o uso em sua casa ou empresa.

Quanto custa uma usina solar?


Uma usina solar com capacidade de 1 MW custa, aproximadamente, de R$ 4 a R$ 5 milhões. No entanto, alguns aspectos como área de instalação, potência instalada e fatores climáticos podem variar o valor de aquisição. Ainda assim, um das principais vantagens de uma usina solar concentra-se em sua longa vida útil, mais de 30 anos. Por isso, embora possuam um custo inicial elevado, seu retorno em investimento é garantido em poucos anos de operação.


Neste sentido, a usina solar - também chamada de parque solar - é constituída por um sistema fotovoltaico de grande porte com o objetivo de produzir e vender energia elétrica.


Elas se diferenciam dos sistemas fotovoltaicos residenciais e industriais pois fornecem energia em alta tensão para distribuição em vez de autoconsumo.


Pensando nisso, também podemos considerá-las um investimento valioso, tendo em vista que o nosso país possui um baixo índice de chuvas e alto nível de irradiação solar, o que contribui para o melhor desempenho do sistema. Além disso, com a escassez das chuvas, os reservatórios das usinas hidrelétricas não serão reabastecidos, tornando a energia fotovoltaica a fonte mais utilizada futuramente.


fonte: https://www.portalsolar.com.br/usina-solar.html

0 visualização

R. Anita Garibaldi, 727 - Anita Garibaldi, Joinville - 89203-300

Santa Catarina, Brasil

© 2020 por Disole Energia. Todos os direitos reservados

  • Whatsapp
  • Facebook ícone social
  • Instagram