USINAS

A usina solar (ou parque solar), é um sistema fotovoltaico de grande porte projetado para a produção e venda de energia elétrica. As usinas de energia solar se diferenciam dos sistemas fotovoltaicos residenciais e industriais pois fornecem energia em alta tensão para distribuição e não para autoconsumo.

usina.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Como funciona uma usina solar

A usina solar funciona assim: os painéis solares produzem energia elétrica que passa por um inversor solar para converter esta energia em corrente alternada. A  eletricidade produzida pela usina de energia solar é transmitida pelas redes de transmissão de energia e distribuída para o uso em sua casa.

Os painéis solares produzem energia elétrica em corrente continua, portanto, eles precisam de um inversor solar para converter esta energia em corrente alternada (A corrente alternada é a energia que você consome na sua casa ou empresa).

O Brasil possui 3.893 usinas solares em operação, que fazem parte de 22 conjuntos de usinas fotovoltaicas, com capacidade de geração média de 2.711 MW, de acordo com o ONS. Encontram-se, ainda, 13 usinas solares em construção e 214 parques solares projetados e com construção ainda não iniciada.